Segunda sem carne: Macarrão de arroz com tofu e molho de tamarindo

A segunda sem carne é um movimento mundial que propõe que repensemos o consumo de alimentos de origem animal. Os argumentos são muitos e para quem não abre mão da sua porção de cada dia, vale a pena a reflexão:

O consumo de carne gera um grande impacto no meio ambiente: compactação do solo, contaminação da água, poluição do ar, aumento do efeito estufa, isso só pra começar.

O consumo de carne também aumenta o risco de doenças cardíacas, câncer e infarto e não queremos que isso aconteça, não é mesmo?

Grandes empresas não respeitam a qualidade de vida dos animais, por isso ao consumir carne, se não for adquirida de um pequeno produtor local que tenha um processo de confiança, você está contribuindo para que estas práticas abusivas continuem acontecendo.

Por essas e tantas outras razões, queremos propor uma pausa na segunda para experimentar novos sabores. Para incentivar a causa, apresentamos a cozinheira de veganidades Mariana Marzano  e uma receita criada por ela, rápida, fácil e deliciosa pra deixar qualquer bife no chinelo!

Com a palavra, Mariana Marzano:

img_20161207_184747

Eu Mariana, sou apaixonada por cozinha, adoro criar novas receitas. Cozinhar era meu hobby e acabou que virou minha profissão. Sou vegetariana a muitos anos e quando resolvi iniciar a transição para o veganismo percebi que não encontrava muitas preparações gostosas e principalmente saudáveis. Doces então, nem se fala! A partir daí comecei a me dedicar mais a cozinha, a fazer experiências culinárias, adaptando e testando receitas e ingredientes.

Nesse processo de busca surgiu a vontade de estender isso a mais pessoas, até então, a Verde Mary era ainda apenas o sonho de poder trabalhar com o que sempre amei fazer. Com a paixão, veio a oportunidade: após um período em que estive doente por stress na atividade que eu exercia, tive que deixar de tudo de lado para cuidar de mim e da minha saúde. Recuperada, resolvi fazer o que sempre quis, cozinhar!

Com a Verde Mary, passei também a cuidar melhor da minha alimentação e a vender minhas comidinhas saudáveis e veganas, transmitindo para as pessoas meu amor em forma de comida. Hoje faço as preparações buscando sempre ingredientes de qualidade, saudáveis, fazendo tudo com muito carinho e muito trabalho. Aprendi muito nesse processo, cresci como pessoa e profissional, digo que eu e a Verde Mary somos uma metamorfose ambulante, em constante mudança e transformação, buscando sempre o melhor!

Preparei essa receita pensando em pessoas que se preocupam ou querem reduzir o consumo de carne – sendo veganas, vegetarianas, ou não. O preparo dela é super simples, ótima para quem não quer gastar muito tempo na cozinha em plena segundona e ainda assim não abre mão de se alimentar de uma forma melhor.

Macarrão de arroz com tofu e molho de tamarindo

por Mariana Marzano / Verde Mary

Expositores 18%2F03.png

Ingredientes*:

*Os ingredientes podem ser encontrados na Feira Fresca com os produtores que indico abaixo. Na falta dos orgânicos e dos frescos, abuse dos similares. O importante é colocar a mão na massa!

200 g de macarrão de arroz
300g de tofu firme picado em quadradinhos
1 vidro de molho de tamarindo da Simplesmente Saudável
1 cebola média picada
2 dentes de alho picado
1 rodela de gengibre picado
óleo de gergelim
sal rosa e pimenta do reino à gosto
cebolinha picada
amendoim torrado
gergelim preto e branco

Modo de preparo:

Em uma panela refogue a cebola, o gengibre e o alho no óleo de gergelim e deixe dourar

Acrescente o tofu, o sal e a pimenta e mexa delicadamente para ele grelhar.

Depois que o tofu tiver dourado um pouco, acrescente o molho de tamarindo e deixe reduzir, depois reserve.

Em um bowl, coloque o macarrão de arroz e despeje água quente, aguarde poucos minutos até ele amolecer, escorra a água e misture ao refogado de tofu.

Finalize o prato com cebolinha, amendoim e o gergelim.

Bom apetite!

Deixe uma resposta