Dicas para aquecer nesse frio com a Feira Fresca

Agora é oficial, o inverno chegou e trouxe com ele aquele friozinho bom pra se agasalhar! A Feira Fresca desse final de Junho, homenageia esse clima incrível e convida você para vir tomar um solzinho, desses que esquentam pés e mãos, com a gente na Casa Ateliê. Dia 25/06 é dia de Feira Fresca e estaremos no domingo, de 9h às 15h, na Rua Gonçalves Dias, 3182, bairro Santo Agostinho. Reunimos 17 produtores locais nessa edição, para trazerem de suas cozinhas, hortas e fazendas, produtos perfeitos para temperaturas baixas.

No frio, bom mesmo é acordar e tomar um café quentinho enquanto ainda o corpo se arrepia e se acostuma com o ventinho que entra pela fresta da janela.  Nessa edição traremos um café especial, o Café D’Eloíse,  produzido há gerações na fazenda Bom Jardim, em Varginha, com latitude e altitude ideais para o plantio do café arábica. Hoje a fazenda do café está sob uma gestão que promoveu o aprimoramento do cultivo e conquistou o nicho dos cafés especiais. A principio toda a produção era exportada, e agora, com a intenção de levar também para as xícaras dos brasileiros essa especiaria, eles estreiam na Feira Fresca da Casa Ateliê oferecendo ao mercado o sabor delicado e doce do Café D’Eloíse Super Premium, 100% arábica com notas de caramelo, castanhas e lima. E como há controvérsias sobre a melhor forma de fazer, eles ainda trazem a opção de comprar com uma moagem grossa perfeita para  as cafeteiras Italiana (Moka) e Francesa (French Press), uma moagem fina ideal para os coados e o grão, para quem quer moer na hora. Escolha a sua preferida e prepare-se para sentir o aroma que levanta qualquer manhã com graça e leveza.

Para alguns, é difícil ficar dentro de casa nesses dias onde o frio entra por debaixo das cobertas gelando todo nosso corpo, por isso, depois de um bom café, é hora de pegar aquele solzinho leve da manhã. Escolha uma janela ou vá para o jardim, munido de pá, regador e terra para plantar na época certa o seu próprio alimento. Já que o sucesso de uma boa horta é plantar e colher como a natureza gosta as frutas, ervas aromáticas, legumes e vegetais.  Na Feira Fresca, você encontra sempre a Fábrica de Hortas, com terras e mudas desenvolvidas para serem transplantadas para um vaso ou para o chão,  além disso, o George, um jardineiro experiente, explica como cuidar da sua muda para que ela cresça feliz e saudável. Quer começar a sua própria horta ou expandir o seu jardim? Anota aí as plantinhas que irão se beneficiar do plantio nesse friozinho de junho: alface, alho, ervilha e rabanete. Aproveite o plantio e colha algumas ervas para ter a mão durante o dia e usar em preparos saborosíssimos.

Com o corpo movimentado e o sangue quente circulando pelas veias é hora de por a mão na massa para preparar um almoço saudável e nutritivo. Sabia que os cogumelos se beneficiam muito desse clima frio? É o cenário perfeito para ele ser cultivado. Os Cogumelos DoCaminhante são produzidos em Nova Lima e aproveitam o melhor da região para se desenvolverem. Após uma grande semeadura e com a chegada do frio os cogumelos cultivados estão com a força toda! Você pode levar para casa flóridas e shimejis, frescos e orgânicos, além de lasanhas que beneficiam o fungo. Ah! E já tentou cultivar você mesmo cogumelos em casa? Aproveita a época boa e leve o coguxim, produto desenvolvido pela DoCaminhante que permite você colher o seu próprio cogumelo no conforto da sua casa ou apartamento! Incrível né?

Nada como um bom livro de tarde após o almoço e um chá para fazer a digestão. A Feira Fresca anda se engraçando com umas leituras realmente apaixonantes e queremos espalhar esses títulos pelo mundo, por isso se você tem um filhote naquela fase de experimentar novos sabores, recomendamos o novíssimo “Merenda Escolar” da Juliana Muradas, uma mineira, mãe de três, que acredita que a nutrição deve ser abordada na infância como uma questão educacional. O livro você encontra através da página da Inhame Inhame  (projeto que vale a pena conferir) e em algumas Feiras Frescas.  Já para quem quer se aventurar por estórias e causos belo horizontinos, recomendamos o livro “Comunista demais para ser chacrete” do João Santos, a biografia de Teuda Bara, mitológica atriz do Grupo Galpão. É divertidíssimo e merece ser lido em uma só sentada! Ele você encontra na lojinha virtual da Editora Javali. Escolha seu cantinho preferido e prepare uma boa xícara de chá para acompanhar a leitura! A Porteira Verde possui chás incríveis com ervas secas da própria horta! Você pode escolher um que se adapta mais a ocasião.

Na caída da noite, livro lido, é hora de perfumar a casa com um bom caldo temperado com ervas aromáticas e massalas. A Vem da Terra irá levar para a Feira Fresca vários legumes, tubérculos e verduras orgânicos para você se jogar nas combinações e criar caldos surpreendentes. Dentre as opções estão batatas doces roxas, batatas inglesas, repolhos, inhames, espinafres, alhos porós, abóboras japonesas. Para temperar, contaremos com a estreia na feira da La Masalaria que prepara masalas para todos os paladares com sabores exóticos e convencionais. Já pensou como caldo combina com granola? Não? Então você precisa experimentar a granola salgada da Mistura, que produz um perfeito croc croc para qualquer prato, sanduíches, caldos e saladas. Ela também estará na feira e você pode degustar para já ir imaginando os acompanhamentos.

Dia bom é dia leve, feito com qualidade de vida, alimentação saudável, calma e muita paz. Dias assim, vividos lentamente, ficam guardados na memória do corpo que enfrenta todas as questões da vida com mais sabedoria. Antes de dormir tire 10 minutos para meditar, a posição de lótus é opcional, o importante é botar a cabeça no travesseiro com a certeza de que você estava presente e que você viveu intensamente todos os momentos daquele dia.

Não esqueça, nosso encontro está marcado para o dia 25/06, de 9h às 15h na Casa Ateliê, que fica na Rua Gonçalves Dias, 3182. Um resto de semana fresco para você e até logo!

 

Deixe uma resposta