Feira Fresca na Casa Leopoldina integra o Circuito Santô

Está chegando o segundo sábado do mês, dia da Feira Fresca na Casa Leopoldina! E neste sábado 10/6, de 9h às 15h, a rua Leopoldina 357, no Santo Antônio recebe a nossa feira em clima de festa. Pra quem não sabe, está rolando o Circuito Santô, um projeto de ocupação e valorização desse bairro tão precioso e suas ladeiras cheias de histórias! A feira integra uma programação cheia de afeto que inclui moradores, casas e prédios do bairro. Ontem foi a exibição do filme Quando meu pai foi à lua e hoje tem forrócym. O final de semana começa com a Feira Fresca na Casa Leopoldina no sábado, de 9h às 15h, e só termina com a Mercearia Fresca indo pra rua ao lado de um monte de gente que faz beagá acontecer. O Circuito Santô é realizado pela rede Nossa Grama Verde que incentiva tudo o que é feito no nosso quintal.

Essa é uma ótima chance de conhecer o bairro a fundo e um pouquinho mais da nossa cidade:

“O Santo Antônio é feito de estórias:  a vaquinha perdida por um caipira que foi encontrada na rua Leopoldina e de lá não saiu mais; a casa onde viveu Guimarães Rosa e se transformou no tão adorado bar do Lulu; as casas e quintais onde o Menino Maluquinho andou de rolimã. O Santo Antônio é feito de criatividade e colaboração: tem casa de chá que parece casa de avó, tem casa de avó que se transformou em imaginação, tem oficina de bicicleta que toda semana vira forró, tem quintais comestíveis na Leopoldina. O Santo Antônio é feito de música: do carnaval que sobe as ladeiras à escola de samba da Vila Estrela. O Circuito Santô celebra as tantas estórias que formam o bairro. E a melhor forma de celebrar um bairro é na rua.”

 

Quem passar pela Feira encontrará produtos de mais de 20 produtores locais, com aquela variedade que você já conhece da Feira Fresca. Produtos orgânicos e agroecológicos; sem conservantes, corantes e outros aditivos; cultivados e preparados localmente; e com opções veganas, sem glúten e sem lactose, é claro! Mas o melhor do passeio é trocar experiências com os produtores e isto, garantimos, não falta na Fresca!

Listamos algumas experiências sugeridas para você que vai começar o final de semana na feira:

  • Chegue cedo para tomar o café da manhã na Casa Leopoldina, tapiocas e sucos da época estão incluídos no cardápio! Tudo preparado pela chefe Heloisa Mello, da Simplesmente Saudável.
  • Comece uma horta em casa, sem desculpas! A Fábrica de Hortas estará lá e vende, além das mudas – a R$ 5 a dúzia -, vasos e terra com adubo. Imagina nunca mais ter que comprar alecrim, manjericão, orégano, cebolinha e muito mais?
  • Leve os filhos e filhas para um passeio gastronômico, experimentando alimentos com gosto puro e escutando dos simpáticos produtores curiosidades sobre a origem e a produção do que vai parar no prato deles.

Será que dá tempo de fazer tudo? Bom chegar cedo né… Te esperamos lá! Lembrando: a Feira Fresca é na Casa Leopoldina, que fica na rua Leopoldina 357, no Santo Antônio, a entrada é gratuita e estaremos lá de 9h às 15h. Até logo e uma semana super fresca para você!

Deixe uma resposta