Super Feira Fresca no Santa Efigênia

Imagina uma feira com duas vezes a variedade da Feira Fresca, com o dobro de produtores e a mais completa variedade alimentos e ingredientes artesanais, orgânicos e agroecológicos. Imaginou? Essa feira vai acontecer agora, neste sábado dia 13/1, no Galpão Paraíso, que fica no Santa Efigênia na rua Cachoeira Dourada 44. A feira acontece de 9h às 15h e, como sempre, a entrada é gratuita e a feira é pet friendly!

Galpão Paraíso
Entrada do Galpão Paraíso

O Galpão Paraíso, que além de espaço para eventos também é uma galeria de arte, recebe e Fresca em uma edição única, com 40 produtores locais, incluindo cerveja e chopp artesanal gelados servidos pela La Grand’ cervejaria e comida saudável, vegana e vegetariana, incluindo café da manhã, almoço e tira-gostos, pelas queridíssimas da Manjê! Quem nos visitar no sábado também terá como surpresa música de alta qualidade em vinis do colecionador Cleber Falieri, que também estará fazendo negócios por lá.

Uma dificuldade nossa é conseguir resumir objetivamente o que se encontra na Feira Fresca e segmentar nossos expositores. São produtos tão únicos que nos sentimos mal em simplesmente categorizar como “Queijos e Laticínios”: toda a variedade dos produtos de cabra do Capril Santa Cecília, que também é empório e uma incrível opção de turismo pertinho de Beagá; a tradição das técnicas de produção da Queijaria Boa Esperança; as receitas únicas de queijo curado da Queijos D’chèvre; e o queijo de soja, além de diversos produtos naturais da Wylogus Permacultura Alimentos.

Também não sabemos como nomear unicamente produtores que, apesar de todos trabalharem na terra, nos trazem vegetais, legumes, frutas e hortaliças, tão diversos: a Fábrica de Hortas, que vende mudas a 5 reais a dúzia, além de vasos, terra adubada e tudo mais que você precisa para começar sua hortinha em casa; o Projeto Vista Alegre, com seu hortifruti orgânico produzido pertinho de BH e com entregas semanais em toda a cidade; o Cogumelos do Caminhante com sua variedade 100% orgânica de cogumelos salmão, flórida e shimeji; a Gaya Agroecologia, que traz produtos variados como hibiscos, pimentas e pitayas, e onde visitar a mesa é uma aula de sustentabilidade com engenheiro agrônomo e produtor Marcos; e os produtos místicos do Novo Mundo de Yacarantã, cuja produção é feita em perfeito equilíbrio e respeito com a natureza.

Outros produtores nos remetem a sua “Doçura”, o que não daria bom nome para uma categoria. São os casos de gente como a Mayra, ou a Ameixa Confeiteira, que faz tortas veganas famosas, além de muitas outras delícias de sua confeitaria; da Luiza, que produz a Kalapa – Chocolate Sensorial, chocolates feitos a partir da amendôa de cacau agroecológico e receitas próprias; e também não podemos esquecer do esforço das abelhinhas da Verde Vivo Mel, tocada pela bióloga Estefane, especialista em abelhas e respeitando-as no processo de obtenção dos méis orgânicos de floradas específicas, carregando as propriedades fitoterápicas das plantas utilizadas.

Uma categoria “Temperos” também não faz justiça: à Porteira Verde, com seus temperos secos: sais temperados e açúcares aromatizados além da melhor energia positiva da feira; à Pimenta em Pedaços, que trará chimichurris com diferentes níveis de picância, para você dar um gosto a mais para carnes e outras receitas; à Simplesmente Saudável, com sua linha de temperos molhados, ideais para refogados, e valorização de ingredientes da época;  à MiXtura, que traz especiarias originalmente do norte do país, pimentas de todos os tipos e molhos preparados com elas; e à Cocó de Coque, com suas receitas de temperos e maionese caseiras e utilizando sempre os melhores ingredientes para garantir um sabor inigualável.

Também temos produtos para carnívoros, com especialistas em carne e muito zelo com a procedência dos ingredientes utilizados. São os casos do Borgo Sette, com seus defumados de frango, boi, peixe e porco, que acompanham muito bem qualquer receita; e do Empório Vovó Alba, que produz linguiças artesanais frescas, puras e temperadas, utizando processo de dupla moagem para garantir uma integração perfeita da gordura com a carne.

E ainda teremos mais novidades!

Garantimos que a Feira Fresca no Galpão Paraíso será uma edição completa, com espaço e opções para comer entre uma compra e outra, chopp e cerveja gelada, muita variedade e toda a simpatia de nossos pequenos produtores locais. Relembrando, a Fresca é dia 13/1, sábado, na rua Cachoeira Dourada 44, no Santa Efigênia. A etrada é gratuita, o evento é pet friendly, e acontece de 9h às 15h.

Uma semana Fresca para vocês e até sábado!

 

 

Deixe uma resposta