Negócio pra lá de saudável

Fotos: Luiza Bongir/Divulgação

Por FoodColab*

Próxima de completar dois anos com seu negócio de produção artesanal de granola, granola salgada, pasta de amendoim, pasta de castanhas e manteiga ghee – diga-se de passagem, tudo feito de forma artesanal, sem aditivos –, a relações públicas Juliana Barga está ávida por expandir seus horizontes. “Tenho analisado de que forma posso crescer”, diz ela.

Empreender sozinha, segundo ela, é uma tarefa e tanto. “Tenho muita dificuldade em concluir minhas tarefas, pois sou eu que faço tudo. Esse ano estou contratando um ajudante na cozinha e vou começar a terceirizar o serviço de entrega. Mas o bom é que consegui estudar melhor um modelo de negócio, entendi quais são e como são meus públicos. E hoje consigo visualizar melhor para onde devo seguir, tenho mais facilidade de enxergar quais ações devo tomar para expandir”, revela.

Para facilitar a rotina da produção e baratear custos fixos, Juliana concentra a feitura das granolas, das pastas e da manteiga numa cozinha compartilhada, recém-aberta no Bairro de Santa Tereza, Região Leste de Belo Horizonte. A Casa Fresca é uma iniciativa da idealizadora da Feira Fresca, Izadora Delforge e da Juliana, que buscaram na ideia uma forma de facilitar a vida dos pequenos produtores de alimentos artesanais.

“A Casa Fresca surgiu como um espaço catalisador de ideias e propostas relacionadas à gastronomia, à culinária e à cozinha do dia a dia. Nela abrigamos cursos, jantares, degustações. Ela também funciona como um espaço de apoio ao pequeno produtor: aqui temos espaços para reuniões, show-room, uma cozinha compartilhada e outras duas que são alugadas para produções pontuais ou contínuas. Queremos possibilitar interações e incentivar o trabalho em rede, fomentando esse novo mercado de pequenos produtores locais”, explica Iza.

Para Juliana, trabalhar num espaço colaborativo é a síntese do seu propósito de vida, que une a comida natural, saudável e sem aditivos aos esforços de vários pequenos produtores que buscam o mesmo. “Percebi que podemos nos desdobrar de muitas formas para crescermos juntos e criar uma rede colaborativa dos pequenos produtores. Na cozinha compartilhada da Casa Fresca já estamos desenvolvendo ções para fazermos compras coletivas de insumos para baratear ainda mais nossos custos”, acrescenta Juliana.

A alimentação natural e feita de forma artesanal entrou na vida da relações públicas quando ela ainda estava no cursinho pré-faculdade. “Isso foi há mais de 10 anos. Comecei a montar minha própria barrinha de cereal e granola, para meu consumo. Daí vi que era uma oportunidade de vender para amigos e familiares. Depois de me formar, e trabalhar por quase uma década na área de comunicação, resolvi abrir mão da carreira para criar profissionalmente a Mistura. Sentia falta desse tipo de produto em Belo Horizonte e percebi que muitas pessoas também. E hoje a procura aumenta cada dia mais”, relata.

Ao longo de sua trajetória como pequena produtora de alimentos naturais, a comunicóloga não fez cursos. Conta que apenas leu bastante e conversou com profissionais de nutrição e culinária para entender de que forma poderia misturar os ingredientes com os quais queria trabalhar.

“A partir das barrinhas pensei em o que mais poderia ser feito com os mesmos ingredientes ou similares que compunham aquela receita, então, cheguei até as receitas das granolas doce e salgada e nas pastas de castanhas e amendoim. Já a manteiga ghee é uma paixao à parte, que eu já produzia para consumo próprio e aproveitei para incluir no mix de produtos oferecidos pela Mistura”, conta.

A granola doce leva cereais, cacau, chips de coco, castanhas do Pará (que muitas vezes Juliana compra diretamente de fornecedores do Norte do país) e é adoçada com melado de cana artesanal da roça, cujo produtor é conhecido da pequena empresária. “De tempos em tempos ele vem a BH para nos abastecer com esse melado puríssimo e delicioso.”

Já a granola salgada é composta por cerais, sementes, castanhas e temperada com azeite aromatizado com ervas de horta própria. A pasta de amendoim ainda leva matéria-prima de grandes fábricas, mas às vezes Juliana consegue o insumo com um produtor agroflorestal. Quando isso ocorre, ela produz a pasta em edições especiais, já que o custo é maior. A última criação da Mistura foi a pasta de castanhas com alfarroba e tem se mostrado o carro-chefe do negócio. “Chamo de Nutella Saudável, por ter avelã, ser adoçada com açúcar de coco e com alfarroba, que tem o sabor e cor similar ao do cacau”, diz. E a manteiga ghee é feita a partir de uma manteiga sem sal da roça superespecial que vem de Nossa Senhora dos Remédios diretamente para a cozinha da Casa Fresca. No processo de produção do ghee, a manteiga passa por purificação, para que sejam extraídos a lactose e a água.

HERANÇA DE FAMÍLIA O gosto pela manipulação de alimentos não caiu do céu. “A culinária veio como herança familiar: desde pequena ajudava minha mãe, que já teve uma empresa de congelados. Depois de adulta me apaixonei pela cozinha e hoje essa paixão evoluiu para um propósito”, conta.

Para a pequena produtora, produzir de forma consciente passa pela opção de selecionar ingredientes de qualidade e, quando possível, conseguir os insumos orgânicos ou de produtores locais e, principalmente, não incluir nenhum tipo de aditivo para prolongar a vida do alimento. “Costumo falar que meu produto é feito artesanalmente. Tudo em seu tempo, em uma cozinha compartilhada e que sempre tento incluir o máximo de ingredientes que não são de grandes indústrias”, comenta.

O FUTURO É AGORA Para o futuro, Juliana Barga tem convicção no crescimento do mercado de alimentação saudável. “Acredito que com todo o acesso às informações disponíveis hoje, principalmente com as redes sociais, a alimentação começou a ser notada como nunca havia sido anteriormente. É visível a preocupação pela troca de hábitos e busca por alimentos de verdade, mais saudáveis, artesanais, sem conservantes e regionais. Estou certa do crescimento e da proporção que vamos ter. Imagino e desejo que essa expansão continue, de forma saudável e em união, com uma abordagem saudável e verdadeira, e não como a indústria faz hoje vendendo ‘veneno’ e burlando rótulos”, acrescenta.

Estão na lista de planos para 2018 lançar um e-commerce, expandir os pontos de venda não apenas em BH, mas também para outras capitais e, principalmente no interior, bem como aumentar sua produção e contratar mais uma pessoa para a equipe Mistura. Que seus pedidos sejam atendidos!

PONTOS DE VENDA Além de realizar entregas semanais e de participar semanalmente da Feira Fresca, Juliana Barga leva seus produtos para:
*Centros de yoga
* Pontos de venda em BH e no interior do estado e SP
* Feira Agroecológica da Ufmg que ocorre a cada 15 dias na Praça de Serviços da UFMG
* Feira de produtos da CSA Nossa Horta, iniciativa semanal para lá de bacana. Nas CSAs, o cliente/consumidor é, na verdade, o cofinanciador de um produtor rural que está no campo produzindo hortaliças, legumes e verduras sem agrotóxico e de base agroflorestal ou agrofamiliar (www.facebook.com/csanossahorta)
Para encomendar os produtos Mistura faça contato por e-mail: pedidos@mistura.art.br; pelo telefone (31) 99847–6368; ou pelas redes sociais:@mistura.artesanal

***********************************************************
*Essa reportagem é a terceira e uma série realizada pelo FoodColab em parceira com a Feira Fresca. O FoodColab é uma plataforma colaborativa sobre alimentos, sustentabilidade e inovação, dedicada a gerar conteúdo, conexões e negócios. A Feira Fresca é uma iniciativa que reúne em média 25 produtores de alimentos e ocorre semanalmente em Belo Horizonte (MG).

FEIRA FRESCA: acompanhe a agenda dos dias e locais da feira pelo site www.feirafresca.com.br ou pelo Facebook e Instagram: @feirafresca.

Uma resposta para “Negócio pra lá de saudável”

  1. Boa sorte para Juliana com seu empreendimento! Moro na região leste, espero algum dia conhecer a Casa Fresca aqui no bairro Santa Tereza – BH.

Deixe uma resposta