Viva! É tempo de jabuticaba! Essa frutinha deliciosa, brasileiríssima, que faz parte da nossa vida. Pra muitas gerações é impossível não associar jabuticabas ao Sítio do Pica Pau Amarelo. Narizinho se deleitava com as frutinhas no alto da jabuticabeira, numa sinfonia de Tloc! Pluf! Nhoc!
Quem leu Reinações de Narizinho não esquece: esses sons se iniciavam com explosão da jabuticaba na boca da menina Tloc! seguia com o barulho das cascas cuspidas Pluf! e finalizava ao serem abocanhadas pelo guloso Rabicó Nhoc!
Rabicó sabia das coisas e era quem se dava bem, porque as antocianinas, compostos antioxidantes da jabuticaba estão presentes na casca da fruta que deve ser consumida com a polpa. Essa fruta tem poucas calorias e carboidratos, mas é rica em nutrientes como vitamina C, vitamina E, magnésio, fósforo e zinco. Jabuticabas são altamente perecíveis e se perdem facilmente, portanto o seu consumo depois de colhida, deve acontecer imediatamente ou em até três dias.
Pra aproveitar melhor essa maravilha tropical, pode ser feita uma geleia com a fruta inteira pra ser servida com pães e queijos ou acompanhando uma carne de porco… Quanta ironia!
Geleia de jabuticaba
Ingredientes
1 litro de água
1/2 kg de açúcar refinado
1 kg de jabuticaba
Lave as jabuticabas e as amasse numa panela.
Cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 15 minutos.
Retire as jabuticabas da panela e passe-as por uma peneira bem fina.
Retorne com o caldo da jabuticaba para a panela, acrescente o açúcar e cozinhe em fogo baixo até atingir o ponto de geleia, cerca de uma hora.
Retire do fogo, coloque em potes de vidro com tampa e leve para a geladeira.
Costelinha ao molho de jabuticaba – Receita criada pelo chef André Ahn de Santos.
Ingredientes – molho de Jabuticaba:
1 cebola ralada e bem escorrida
1 copo de geléia de jabuticaba 250g
1 copo de caldo de frango
3 colheres de sopa de mostarda
1 suco de limão espremido
1 pitada de sal
Misturar todos os ingredientes em uma panela a fogo médio e pincelar o molho na costela já pronta.
Ingredientes – costelinha
1 peça de costela de porco
2 ou 3 cebolas cortadas (não picadas)
1 cenoura cortada em pedaços
1 coentro
1 salsinha
Folhas de hortelã picadas
1 copo de caldo de frango
500 ml de água
Sal grosso
Modo de preparo
Temperar os dois lados costelinha com os ingredientes acima, exceto o caldo de frango que deve ser preparado separadamente. Em seguida, cobrir com pano de prato e levar para ‘pegar gosto’ na geladeira por cerca de oito horas. Assim que tirar da geladeira, retire todo o excesso das ervas para evitar que elas queimem e deixem o gosto amargo. Já na chapa, passe um pouco de óleo para não grudar e deixe selar todos os lado da costelinha até ficar dourada. Enquanto a costelinha fica na chapa, o chef recomenda preparar o caldo em que a carne ficará banhada por cerca de 3h. Basta um pouco de óleo, caldo de frango e o excesso de cebola, cenoura e ervas que foram retiradas para selagem. Despeje o conteúdo em uma panela e acrescente água. Depois de dourada, coloque a costelinha para cozinhar a fogo baixo por três horas. Feito isso é hora de retirar a peça e, como a carne estará macia, puxar os ossos. Corte nos tamanhos que pretende servir e, com uma espátula ou pincel de cozinha, passe o molho de jabuticaba sobre a carne.
Sorvete de Jabuticaba
Nada como um bom sorvete para se refrescar nesse calor! Veja aqui uma receita infalível de Sorvete Cremoso de Jabuticaba