Agrião

O agrião é um folhoso muito saboroso, que pode ser consumido integralmente com as folhas e os talos.

Rico em fibras, potássio, ferro e magnésio, o agrião pode ser usado cru em saladas, temperado com limão e azeite, e em sucos. Também pode ser usado para incrementar sanduíches, panquecas, e sopa, ou como acompanhamento de luxo na famosa rabada.

Suco de limão com agrião

1 maço de agrião
1 limão tahiti ou capeta
Mel para adoçar.

Modo de fazer:

Espremer o limão e bater tudo no liquidificador com ½ l de água.
Consumir imediatamente para o aproveitamento total da vitamina C

Folhas com a coloração verde escura, como o agrião, são ótimas para serem ingeridas com alimentos ricos em vitamina C como: limão, laranja, pitanga, acerola e tangerina, pois a vitamina C auxilia na absorção do ferro, elemento fundamental no combate à anemia.


O agrião também é considerado um excelente expectorante quando consumido sob a forma de chá ou xarope.

Chá de agrião

Este chá deve ser consumido de 2 a 3 vezes por dia, de preferência morno, para ajudar também a eliminar as secreções das vias respiratórias.

Ingredientes:

½ xícara de chá de folhas e talos de agrião
1 colher de sopa de mel
100 ml de água

Modo de preparo:

Colocar a água para aquecer e quando levantar fervura, desligar o fogo. Adicionar o agrião e tampar, deixando a mistura descansar por cerca de 15 minutos. Coar, adoçar com mel e beber morno.

Xarope de agrião:

Deve-se tomar 1 colher de sopa desse xarope 3 vezes por dia.

Ingredientes:

Um punhado de folhas e talos de agrião lavado
1 xícara de chá de água
1 xícara de chá de açúcar
1 colher de sopa de mel

Modo de preparo:

Colocar água para ferver, desligar o fogo quando levantar fervura e adicionar o agrião, deixando a mistura descansar por 15 minutos. Coar a mistura e adicionar o açúcar ao líquido coado, levando para cozinhar em fogo baixo até formar uma calda espessa. Apagar o fogo e deixar descansar por 2 horas, adicionando mel em seguida e guardando o xarope em um frasco de vidro limpo e higienizado.

Para higienizar corretamente o frasco de vidro e evitar a contaminação do xarope por micro-organismos que fazem com que ele estrague rápido, deve-se deixar o frasco em água fervente durante 5 minutos, deixando secar naturalmente com a boca virada para baixo sobre um pano limpo.


Rabada com agrião
(Receita adaptada do site panelinha)

Ingredientes:
2 kg de rabada de boi
Caldo de 1 limão
2 cebolas
2 talos de salsão
3 dentes de alho
2 pimentas dedo-de-moça
1 lata de tomate pelado em cubos (com o líquido)
1 xícara (chá) de vinho tinto
2 folhas de louro
1 maço de agrião
Azeite a gosto
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de fazer:
Leve uma panela de pressão (sem a tampa) com 2,5 litros de água ao fogo alto para ferver. Tempere a rabada com o caldo de limão e 1 colher (chá) de sal.

Assim que a água ferver, junte a rabada e deixe cozinhar por 20 minutos – essa etapa serve para extrair parte da gordura da rabada e deixar o preparo mais leve. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.

Descasque e pique fino as cebolas e os dentes de alho. Descarte as folhas, lave, seque e pique o salsão em cubinhos. Lave, seque e corte as pimentas ao meio; com a ponta da faca, descarte as sementes; pique cada metade em cubinhos. Cuidado ao manipular a pimenta: lave bem as mãos em seguida, para não correr o risco de se queimar, e não coce os olhos.

Depois dos 20 minutos de cozimento, passe a rabada pelo escorredor e descarte a água com a gordura.

Volte a panela (sem água) ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e adicione os pedaços de rabada aos poucos – se colocar todos de uma só vez eles vão cozinhar em vez de dourar. Deixe dourar bem, por cerca de 3 minutos de cada lado. Transfira os pedaços dourados para uma tigela e doure o restante, regando a panela com azeite a cada leva.

Mantenha a panela em fogo médio e regue com mais 1 colher (sopa) de azeite. Junte a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando até começar a dourar. Junte o alho, o salsão, a pimenta dedo-de-moça e as folhas de louro e refogue por mais 2 minutos.

Acrescente o vinho e misture bem com uma espátula, raspando o fundo da panela para dissolver os queimadinhos – eles dão sabor ao molho. Junte o tomate pelado, regue com 2 xícaras (chá) de água e deixe cozinhar em fogo alto até ferver.

Volte os pedaços de rabada para a panela, tempere com sal e tampe. Deixe cozinhar em fogo alto; assim que a válvula começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 50 minutos, até que a carne fique bem macia.

Finalize jogando sobre a panela os ramos de agrião, abafe com a tampa por 2 minutos e sirva acompanhada de arroz branco ou polenta.

Pesto de agrião

1 maço de agrião; 100 ml de azeite; 1 punhado de amendoim; 2 dentes de alho; suco de meio limão tahiti; 1/2 xícara (chá) de queijo ralado; Sal a gosto.

Comece picando grosseiramente o agrião junto com os talos. Em um processador, bata o alho, o azeite, o suco de limão. Acrescente es folhar de agrião picadas grosseiramente. Por fim, adicione amendoim e bata até chegar na consistência desejada. Adicione o queijo e se necessário mais azeite.

O pesto pode ser comido com queijos, torradas, e até mesmo virar molho pra salada ou pro macarrão.


Veja também:

MOLHO DE AGRIÃO
AGRIÃO COM MOLHO DE TAHINE E MISSÔ
BATATA ROSTI COM AGRIÃO
SALADA DE AGRIÃO E PASTRAMI