Alfavaca

A planta medicinal da vez é a alfavaca, também usada como ingrediente na cozinha, mas com potencialidades incríveis a serem exploradas. Vem com a gente conhecer um pouco mais sobre o poder da alfavaca!

As plantas medicinais são ferramentar que ajudam o organismo de forma natural a lidar com algumas questões. As plantas não substituem os tratamentos convencionais, mas podem ser usadas em total sinergia com eles, contribuindo para a sua saúde física e mental.

A Alfavaca produz o ácido rosmarínico, que age no organismo como adstringente, antioxidante, antibacteriano, anti-inflamatório,  e antiviral. Todas essas propriedades fazem com que o uso dela seja bom durante gripes e resfriados, para melhorar a digestão, além de melhorar o sistema imunológico, prevenir o envelhecimento precoce, diminuir o estresse e auxiliar no tratamento contra depressão. A alfavaca também ajuda a repelir insetos.

Para usar como repelente basta: triturar três xícaras de folhas da planta, acrescentar um litro de água e deixar em repouso por alguns dias, agitando a mistura sempre que possível. O ideal é que a aplicação seja feita no fim de tarde por toda casa e plantas. 


Infusão de alfavaca

Ingredientes:
2 colheres de sopa da planta (vale usar os galhos também)
1 litro de água fervente.

Modo de preparo:
Coloque as 2 colheres de sopa na água, fazendo uma infusão por no máximo, 10 minutos. É recomendável que seja bebido antes de dormir, ainda quente, pois é durante o sono que o nosso corpo se restabelece, dando uma forcinha às curas.


Banhos

Os banhos de folhas são uma ótima forma de se reconectar com a terra. Em uma leiteira, ferva a alfavaca em 1l de água por 20 minutos, desligue o fogo, coe o conteúdo e deixe esfriar até ficar uma temperatura agradável. Após o banho normal, desligue o chuveiro e despeje o conteúdo do pescoço para baixo. Não é preciso enxaguar.


Faça muda!

A alfavaca que chegou na sua cesta está perfeita para virar muda, basta cortar a base de um dos galhos, colocar em um copo com água e deixar em um lugar iluminado até que comecem a sair as primeiras raízes. Depois é só plantar no quintal!


Confira também o “Guia anti-estresse para alcalmar o coração em tempos de isolamento social”, material incrível e totalmente gratuito produzido pela Bruna Marta e pela Thais Mor. Ele além de dar dicas de ervas medicinais poderosas para ajudar a manter o equilíbrio durante a quarentena, fala sobre algumas práticas simples, incluindo cozinhar, que podem ser aplicadas no dia a dia.