A Assa Peixe é normalmente encontrada nos cerrados de São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais e Goias. Ela se multiplica com facilidade em terrenos de pastagem, em solos pouco férteis, nas beiras de estradas, em lugares abertos, e é muitas vezes encontrada em terrenos baldios, sendo muitas vezes considerada uma erva-daninha.
O que pouca gente sabe é que essa planta possui propriedades balsâmicas, expectorantes, fortificantes, hemostáticas e diuréticas, podendo ser usada principalmente para ajudar no tratamento de problemas respiratórios gerais.
Uso medicinal
O chá de assa-peixe é muito utilizado para auxiliar no tratamento da gripe e aliviar a tosse. Para fazer o chá é necessário adicionar 15g de folhas em 1 litro de água fervente e beber pelo menos 3 vezes ao dia. No caso da sua utilização para gripe e bronquite, por exemplo, pode-se adoçar o chá com um pouco de mel.
Assa peixe na cozinha?
Além do uso medicinal, o assa peixe pode e deve ser usado na cozinha!
As folhas chamadas de “lambari-do-mato” podem ser passadas no ovo como fubá e fritas. Não confunda com o peixinho da horta que também e preparada do mesmo modo. Elas não têm sabor de peixe, mas o aspecto do preparo é sugestivo: as folhas fritas lembram mesmo peixinhos fritos.
Outra opção é refogar junto com a cebola para incrementar o arroz.
E ainda dá pra fazer um prato super especial:
Assa-peixe no leite de coco
Refogue alho, cebola e pimenta em azeite. Acrescente as folhas assa-peixe e tomate picado. Misture bem, junte a batata cortada em rodelas grossas, sal a gosto e uma pitada de cúrcuma. Acrescente leite de coco suficiente para cobrir. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por uns 20 minutos, as batatas ficarem macias, se precisar complemente com água. Finalize com gotas de suco de limão e sirva com arroz.