Meio cebola, meio alho poró, a cebola poró traz o melhor de cada mundo. Depois de muita pesquisa, reunimos um material super legal sobre cebola poró e não vemos a hora de experimentar junto com vocês os sabores desse nem tão conhecido tempero!
Folhas comestíveis
Nem pense em jogá-las fora! Embora sejam mais intensas e fibrosas que o talo branco, podem ser usadas em diversos preparos. Uma dica certeira é incluí-las nos caldos de legumes, mas não hesite em incrementar o arroz do dia a dia com um punhado de folhas de cebola poró picadinhas
Congele sem medo
Quando bem embalado, o alho-poró dura em média cinco dias na geladeira. Por isso, uma dica para ter o ingrediente sempre à mão é congelá-lo. Assim que chegar da feira, lave o bulbo e corte-o em rodelas de aproximadamente dois centímetros de espessura. Depois, embale tudo e mantenha no congelador por semanas.
Cru?
Sim! Ele também pode substituir a cebola e o alho nos preparos que não vão ao fogo. Nesse caso, porém, não se deixe iludir pelo brilho suave do bulbo. Toda a doçura surge apenas durante seu cozimento; quando cru, tem sabor e aroma intensos.
Protagonista
Confira duas receitas de alho-poró perfeita para elevar o bulbo ao patamar de protagonista. Nelas ele é transformado em uma quiche suculenta e em uma salada super refrescante. Tudo para acentuar sua doçura e despertar nossas papilas. Não deixe de conferir!
Quiche de Cebola Poró
Ingredientes
Massa
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
150 g de manteiga gelada em cubos
5 colheres (sopa) de água gelada
1 colher (chá) de sal
farinha de trigo para polvilhar na bancada
Recheio
2 xícaras (chá) de creme de leite fresco
4 ovos
½ xícara (chá) de cebola poró picadinho em rodelas finas
¾ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
noz-moscada ralada na hora a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo
Numa tigela, misture a farinha com o sal. Junte os cubos de manteiga e amasse com delicadeza até formar uma farofinha. Acrescente a água gelada de colher em colher, misturando com as mãos até conseguir formar uma bola (evite trabalhar demais a massa para ela não formar glúten e ficar bem crocante). Embrulhe a massa com filme e leve à geladeira por pelo menos 1 hora ou se preferir, prepare a massa no dia anterior.
Preaqueça o forno à uma temperatura média e separe uma fôrma de preferência com o fundo removível. Retire a massa da geladeira e disponha sobre a bancada enfarinhada. Polvilhe um pouco de farinha sobre a massa e abra com um rolo até formar um círculo maior que o diâmetro da fôrma. Coloque com cuidado a massa sobre a forma, deixando uma borda de mais ou menos 6 cm. Leve a fôrma para a geladeira por 10 minutos enquanto o forno aquece.
Leve a massa gelada ao forno por cerca de 30 minutos para pré-assar. Enquanto isso, prepare o recheio.
Em uma tigela quebre os ovos, junte o creme de leite fresco e misture até ficar um creme liso. Tempere com uma pitada de sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto. Retire a massa da quiche do forno quando ela tiver começando a dourar, acomode a cebola poró no fundo e preencha com o creme.
Volte a fôrma ao forno para assar por cerca de 30 minutos, ou até a quiche inflar e ficar bem dourada. Sirva a seguir com salada de sua preferência!
Salada de cebola poró com maçã verde
Ingredientes
½ maçã verde
½ xícara (chá) de cebola poró
3 colheres (sopa) vinagre de arroz
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
½ xícara (chá) de rúcula
½ limão siciliano
Gengibre ralado a gosto
Pimenta dedo de moça a gosto
Modo de preparo
Corte a maçã em tiras bem finas e a cebola poró em fatias delicadas.
Em uma panela acrescente o vinagre, o açúcar e o sal, esquente até que o açúcar se dissolva. Adicione a cebola poró e as maçãs e deixe que eles absorvam o líquido e percam o aspecto de cru. Desligue o fogo e deixe esfriar.
Adicione as folhas de rúcula à salada, esprema meio limão, coloque a pimenta picadinha, o gengibre ralado e regue com azeite. Misture tudo e sirva fresco!