Funcho

O funcho é uma erva aromática e medicinal cuja folha pode ser usada tanto na culinária, no preparo do gravlax, um prato clássico da cozinha escandinava feito com salmão, como no preparo de infusões.

INFUSÕES

As infusões devem ser feitas acrescentando a uma xícara de água fervente, os talos de funcho com as folhas, e tampando com um pires por cinco minutos. Essa infusão deve ser utilizada principalmente para aliviar males do aparelho digestório, pois atua como antiespasmódico aliviando as cólicas intestinais e estomacais, além de reduzir a formação de gases.

GRAVILAX

2 filés de salmão fresco
6 colheres de sopa de sal grosso moído
3 colheres de sopa de açúcar
1 xícara de folhinhas de funcho
1 colher de sopa de pimenta do reino moída na hora

Misture bem o sal, açúcar, pimenta e funcho.
Forre uma travessa de louça com ⅓ dessa mistura, assente um dos filés, acrescente mais ⅓ da mistura sobre o salmão, e coloque por cima o outro salmão, finalizando com o resto da mistura.

Coloque um peso por cima dos filés de salmão, passe um filme plástico e leve para a geladeira, retirando a água formada a cada 24 horas. Depois de 72 horas o gravlax pode ser consumido acompanhado de pão pitta com limão ou creme azedo. Como o peixe foi desidratado ele pode ser consumido de 7 a 10 dias após o preparo.