Jambu

Essa planta típica do Pará pode ser usada tanto na cozinha temperando e dando vida às preparações, como também possui grandes propriedades medicinais. Vem com a gente conhecer o tremor do jambu!

A primeira coisa que você tem que fazer assim que o jambu chegar na sua casa, e tirar uma das flores e experimentar! Prepare-se para uma explosão de sensações numa mistura picante, refrescante com forte poder anestésico.

Para entrar no clima do jambu, coloque nossa playlist “cheirinho do norte” e vem tremer com a gente!

Chá de jambu

A planta possui propriedades medicinais que ajudam a aliviar algumas dores, graças ao seu efeito analgésico. Além disso, ele também é um diurético, laxante, antifúngico, antiviral, afrodisíaco e muito mais. Para tirar proveito das propriedades medicinais o melhor é fazer uma infusão com o jambu.

Para fazer o chá recomendamos colocar 10 g de folhas de jambu em 500 ml de água fervente, deixar repousar por 10 minutos, coar e beber até 3 vezes por dia.

Salada com jambu


Dadinho de tapioca com jambu

1L de leite
500g de queijo meia-cura ralado grosso
500g de tapioca granulada
Folha de jambu frescas (opcional)
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto

Forre uma forma retangular com plástico filme. Leve o leite para ferver em uma panela média, com uma pitada de sal e pimenta-do-reino. Em uma tigela, misture a tapioca, o queijo e as folhas de jambu.

Quando o leite ferver, desligue o fogo, adicione o queijo com a tapioca e misture bem. Rapidamente, transfira a mistura para a forma forrada. Tem que ser rápido para não esfriar na panela. Coloque na geladeira por pelo menos três horas para firmar bem a massa. Desenforme sobre uma tábua de corte fatie em cubos.

Aqueça uma panela com óleo e frite os dadinhos até ficarem dourados. Se quiser ser mais light, disponha numa assadeira untada e asse em forno alto até dourar.


Arroz com jambu

Uma receita simples e prática para quem ainda tá pegando intimidade com o Jambu. Esse arroz acompanha muito bem peixes e frutos do mar.

250g de arroz
450ml de água quente (ou caldo, se preferir)
Cebola
Azeite
200g de jambu
2 dentes de alho picados
Sal

Pique e refogue a cebola no azeite sem dourar. Acrescente o arroz, mexa mais um pouco e logo em seguida coloque a água e o sal. À parte, misture o azeite, jambú e alho picados. Salteie em uma frigideira e junte ao arroz pronto. Misture e abafe por alguns minutos antes de servir.


Ensopado de frango com jambu

O jambu ensopado é um clássico e como por aqui não temos tucupi, o frango com jambu é uma ótima alternativa, para experimentar um pouco desses sabores paraenses com sotaque mineiro.


Bebidas e o jambu

Uma boa ideia é combinar o jambu com drinks e cachaças. Também é uma delícia comer as flores entre um gole e outro de cerveja. A salivação provocada pela flor faz com que nosso paladar fique ainda mais apurado, nos preparando para sentir os sabores de forma mais intensa, deixando tudo muito mais gostoso!


Pratos típicos

PATO NO TUCUPI
TACACÁ
ARROZ PARAENSE