O Macaé ou o Rubim é uma planta com propriedades medicinais, muito conhecida pelos índios e utilizadas para auxiliar na cura de determinadas doenças que afetam as comunidades. Conheça e se beneficie das propriedades dessa planta!
A erva contém uma substância chamada flavonoide, considerada um anti-inflamatório natural. Ela tem ação cicatrizante e antioxidante, prevenindo o envelhecimento. Se conservada em álcool, pode ser utilizado de forma tópica para picadas de insetos, inflamações e torções.
Por ser rico em alguns nutrientes, o macaé é usado no tratamento de problemas que afetam o estômago, intestino, pulmões, útero, ossos e músculos. Sua fama de “cura tudo” vem da sua capacidade de ser um agente potente para várias doenças.
O chá da planta diminui os vômitos, atenua efeitos da má digestão e elimina toxinas. Cura diarreias, principalmente as que afetam crianças. Além de ajudar a combater outros problemas estomacais e intestinais, e outras situações ligadas ao sistema digestivo, como a halitose.
Ela também têm propriedades que estimulam a circulação do sangue e do útero, regulando a menstruação. É considerado um agente amigo do sexo feminino, uma vez que trata o fluxo menstrual doloroso e excessivo, e diminui o sangramento pós-parto.
Pode ser usado para eliminar catarros com tosses. Reduz a febre e controla as dores causadas pelo reumatismo.
Recomendações
Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.