Mandioca

A mandioca é raiz ancestral. Não podíamos deixar de homenageá-la, por isso, vamos revisitar algumas receitas clássicas e outras preparações menos populares.

Separamos algumas receitas da Rita Lobo de preparos sensacionais para você aproveitar ao máximo a mandioca:

PALITOS DE MANDIOCA ASSADA
MANDIOCA COZIDA COM MANTEIGA DE MEL E CASTANHA-DE-CAJU
GALETES DE MANDIOCA
CREME DE MANDIOCA
BOLO DE MANDIOCA CREMOSO COM CALDA DE COCO
ESCONDIDINHO DE MANDIOCA COM COSTELA DESFIADA


O segredo para uma raiz macia é cozinhar em água sem sal para ter o máximo de sua cremosidade e maciez!

Bolinho de mandioca

300 g de mandioca cozida e amassada
2 ovos
Cheiro verde, pimenta – do – reino e pimenta a gosto
2 colheres de farinha de trigo
Sal a gosto
Se quiser um pouco de queijo ralado

Misture tudo e frite em óleo quente.


Você sabia que a tapioca é feita a a partir da mandioca? Dá pra fazer em casa e com um pouquinho de tempo, você terá uma goma de tapioca, 100% orgânica! Incrível né? Veja aqui o passo a passo.


O que fazer com a casca da mandioca?

Você sabia que a casca do aipim é comestível? Sim é possível fazer algumas receitas deliciosas com a casca! Confira a receita de BIFE DE CASCA DE MANDIOCA

Palmito de Mandioca

Além de 100% sustentável, é econômico e uma forma de aproveitar uma parte da mandioca que geralmente descartamos. A consistência fica igual a do palmito industrializado que conhecemos! Para isso você vai precisar de:

Cascas de mandioca lavadas e picadas, água, sal a gosto, sementes de coentro e 2 colheres de vinagre de arroz para cada vidro de conserva

Leve ao fogo as cascas da mandioca e faça 2 fervuras de 6 minutos cada, trocando a água entre cada procedimento. Ferva mais uma vez por 25 minutos e adicione o sal e o coentro. Ainda quente, coloque em vidros esterilizados e adicione o vinagre em cada um dos potes. Consuma a partir do segundo dia e armazene na geladeira por até 15 dias.

Adubo

Outra boa opção para não desperdiçar a casca é triturar ela num processador e espalhar na horta. Funciona como um ótimo adubo! Experimente misturar com borra de café, casca do ovo limpa, casca de batata ou banana e você terá um poderoso composto para suas plantinhas.