Um dos melhores cheiros que existem é da cebola sendo refogada. O perfume que fica no ar é característico de toda cozinha brasileira e tem o poder de aguçar o nosso paladar, preparando a imaginação para a comida que virá. Para usar a cebola, não tem mistério, mas algumas partes dela são tão nobres quanto o bulbo e devem também ser incorporadas na cozinha. Veja as nossas dicas!
CASCAS
A casca da cebola pode ser usada para fortalecer os cabelos, além de dar brilho e realçar a cor. Para isso basta ferver algumas em 1 litro de água, deixar esfriar e jogar nos cabelos após o banho. Não deixa cheiro!
Misture a casca picada com 2 colheres de sopa de azeite e deixe infusionada durante 10 dias, você obterá um excelente óleo que pode ser utilizado para uma massagem nos pés.
A casca pode e deve ser usada nos caldos de legumes que devem ser feitos com as mais diversas aparas de vegetais como cascas e talos e 1 litro de água. O caldo pode ser armazenado na geladeira e entrar nas mais diversas preparações substituindo os tabletes industrializados.
Veja outras ideias para usar as cascas da cebola aqui.
TALO
A gente sempre vai bater na tecla: os talos de todos os vegetais, podem e devem ser usados nas receitas. Inclusive somos fãs desse post do Cebola na Manteiga sobre talos. Com a cebola não podia ser diferente né?
Os talos podem ser usados para incrementar refogados, guarnecer sopas e caldos, em molhos e para fazer um delicioso tempero caseiro:
Para produzir esse tempero utilize o liquidificador e acrescente os talos, alguns dentes de alho, azeite de oliva e bata-os por alguns segundos. Logo após, despeje o conteúdo em um pote grande e acrescente sal marinho. Guarde na geladeira e use e abuse dele nas receitas!