Folhas
As folhas são bem perecíveis e se não forem armazenadas da forma correta, elas perdem em poucos dias. Por isso, fique de olho nas dicas:
Lave antes para facilitar o uso e guarde sempre na geladeira!
Sempre que receber as suas folhas, lave, seque bem e disponha em sacos ou potes na geladeira. O segredo é intercalar algumas folhas com papel toalha. Ele cumpre um papel duplo absorvendo toda a umidade extra, evitando com que a folha apodreça e mantendo uma umidade benéfica, evitando que ela resseque.
Temperos
Os temperos dão um toque especial para uma variedade enorme de refeições. Podem ser acrescentadas em omeletes, sopas, purês e carnes, e, além de conferirem cor e sabor, deixam seu prato ainda mais bonito!
Só tem um problema: não duram muito tempo na geladeira. Seu tempo de conservação é curto e, como geralmente usa-se pouco, logo eles murcham e podem ir para o lixo antes de você usar todo.
Felizmente, há alguns métodos que podem ajudar a preservar. Confira abaixo algumas maneiras simples que vão fazer o seu tempero durar mais!
Na geladeira
Para preservar na geladeira a dica é limpar e guardar em um pote com tampa envolto em um papel-toalha. Dessa forma ele vai ficar fresca por muito mais tempo!
Recuperando
Se os temperos já estiverem murchos, há uma forma muito simples que pode ajudar a recuperá-los! O truque é água gelada. Quando vegetais começam a ficar flácidos, é porque perderam a umidade. Por isso, deixe de molho em um banho de água gelada por 15 a 30 minutos até que a hortaliça se recupere.
Congele
Por último, a forma mais conhecida: você pode congelar a maioria dos temperos. Depois de lavar, secar e picar, coloque em um saco plástico hermeticamente fechado e guarde no congelador. Na hora de utilizar, você pode colocar direto no alimento, no fim do cozimento, e ele vai descongelar em poucos segundos.
Fica a dica!
A forma que mais gosto para preservar qualquer tempero é fazer pequenos cubos de azeite congelado para usar em qualquer refogado. Para isso, pique os temperos, coloque em forminhas de gelo e preencha elas com um azeite de boa qualidade. Leve ao congelador e quando endurecer, passe para saquinhos, mantendo congelado até a hora do uso.
Ervas medicinais
A grande maioria das ervas medicinais podem e devem ser usadas em chás. Por isso, a melhor forma de conservar elas, caso não vá consumir ela fresca, é deixando-as penduradas de cabeça para baixo em um lugar seco e fresco para que elas sequem naturalmente e você possa usar os benefícios da erva a longo prazo.
Faça mudas e aproveite para enfeitar a casa!
Outra possibilidade é limpar a parte de baixo do caule e colocar em um jarro ou copo com água. Para quem quer fazer mudas e plantar em casa: é só trocar essa água com uma certa constância que logo logo a erva irá começar a desenvolver raízes. Transplante para um vaso com terra, quando as raízes tiverem grandes.
Legumes
Os legumes como brócolis, couve-flor, e berinjela, duram um bom tempo se forem armazenados na geladeira em sacos plásticos secos e bem fechados.
Raízes
Raízes como batata, beterraba, cenoura, cúrcuma e gengibre, ficam melhores em sacos de papel pardo, guardados em local seco e arejado.
O caso da mandioca
A mandioca se torna extremamente sensível quando tirada da terra, por isso, o ideal é que ao recebê-la vocês descasque, coloque em uma bacia d’água na geladeira ou congele. Dessa forma, ela continua super macia por muito tempo!
Veja mais dicas e receitas de como usar cada um dos ingredientes e arrasar na cozinha!
Nossas cestas em parceria com o Sítio Bonobas são entregues toda segunda para nossos assinantes.
Ainda não garantiu a sua? Clique aqui e receba alimentos frescos toda semana ou de 15 em 15 dias.