Feira Fresca na Prudente – Tem novidade vindo por aí!

 

Uma coisa não podemos questionar, o dia da Feira Fresca é sempre feliz porque é marcado por encontros. É dia de colocar o papo em dia com os produtores que já amamos, dia de conhecer e dar boas vindas aos que participam pela primeira vez. Dia de experimentar novos sabores, de conhecer um pouquinho mais sobre os alimentos, e de pensar outras possibilidades. É dia de entrar em contato com novas ideias, de trocar experiências, receitas e sorrisos.

14188149_632714470231737_3155137348894010257_o
Foto: Luiza Bongir

A edição da Prudente é a maior que realizamos: 24 produtores que trazem de suas cozinhas, hortas e fazendas produtos cheios de cor e saúde para fazer um comércio justo e consciente. Abrigados em um bairro que inspira e traz no nome nossos ideais, o Cidade Jardim é onde a Fresca faz a sua morada todo terceiro sábado do mês. No dia 21 de janeiro não será diferente, estaremos de 9h às 15h de portas e peito aberto para quem quiser se aconchegar.

Produtores novos e super alinhados com a proposta de uma alimentação local, justa e em harmonia com o meio ambiente, chegam para mostrar o que suas mãos e cabeças criativas podem fazer. É o caso da Do Sítio, com uma produção de hidromel, testada, aprimorada e aprovada pelo Fábio Meira que, desde o princípio, trabalha com o mel da bióloga, já velha de casa, Estefane Siqueira, que consequentemente produz, em comunhão com suas abelinhas na Verde Vivo Mel, méis de floradas medicinais.

_dsc1024
Foto: Luiza Bongir

As meninas da Casa Faví, também entram pela primeira vez, trazendo pães de queijo em formato de bolo e molhos pra lá de especiais – que não vamos contar agora para não estragar a surpresa. E nessa  nossa busca por quitutes conhecemos a Janira e sua produção caseira de Petit Fours que derretem na boca.

Novidade também é a Pede Moleque, já de casa em outras edições, mas que pela primeira vez que coloca na Prudente os doces rosadinhos, não por timidez – isso passa longe da conversada Luiza Rocha. Quem estreia também  não é uma dupla, mas achamos que se encaixam perfeitamente: de um lado a Cerveja e Pão, do Beto Gomes, que faz toda seus pães dos resíduos da cerveja caseira que produz, sim, “aqui nada se perde, tudo se cria”! De outro lado os molhos de chimichurri da Pimenta em Pedaço que casam perfeitamente tanto com a cerveja, quanto com o pão.

Como não podia faltar, o time de peso que já integra e faz coro com a Fresca, estará firme e forte nesse verão! O pessoal da Vem da Terra já se prepara para colher os orgânicos de sua terrinha, assim como a Paula da Fazenda Japão que dá uma pausa na vida dividida entre entrega dos agroecológicos e o curso técnico em agronegóciodo do Senar. A bacanérrima Porteira Verde traz sempre alguma coisa diferente da terrinha para dar um colorido a mais pra nossa feira e o Cogumelo do Caminhante complementa com seus cogumelos salmões, hiratakes e flóridas, apanhados na véspera para garantir a suculência necessária para todo cogumelo de sucesso. Por falar em colheita, o George da Fábrica de Hortas, enciclopédia de espécies e cultivo, levará suas mudas para dar aquela ajuda para quem quer começar a ter sua própria hortinha em casa.

_dsc7707
Foto: Luiza Bongir

É aqui que a galera da cozinha entra com tudo transformando todos esses ingredientes em delícias para a mesa. A Mixtura transforma pimentas em molhos, com uma variação de picância e de sabor que não sabíamos possível. A Umami junta grão de bico, berinjelas, azeites e uma infinidade de sabores para criar seus potinhos. A Pasta Rossi manda ver na receita de família com toque contemporâneo para produzir suas massas de sêmola e molhos de uma porção de ervas e legumes, assim como a Sabores da Ci, que aproveita dessas particularidades de cada folhagem para construir seus pestos.

_dsc1240
Foto: Luiza Bongir

Já nos produtos que queremos/amamos ter em casa a Mistura chega com suas granolas de todo dia, produzidas com melaço de cana, fitas de coco e castanhas, e a Cafeteria da Fazenda se prepara para reunir os melhores queijos de produtores escondidos nos cantinhos mais lindos de Minas Gerais, enquanto a Règis Armmont abre seu livro secreto de receitas de família para produzir seus licores e cachaças únicos.

É por isso que te convidamos para dar as mãos a essa comunidade linda e vir curtir um dia em meio ao chope artesanal do querido Coletivo Caixa de Areia, que produz cerveja de panela como ninguém. Alimentar o corpo – com os salgados vegetarianos preparados com ingredientes do quintal da Mamute, e a alma, com conversas trocadas em meio a sorrisos.

Anote na agenda: sábado, dia 21 de janeiro, na Avenida Prudente de Morais, 840, a Feira Fresca estará de 9h às 15h espalhando frescor por ai!

_dsc7780
Foto: Luiza Bongir

 

 

Deixe uma resposta