Pra Magali nenhuma botar defeito

Em homenagem a melancia, essa fruta super refrescante escolhida para estrelar nosso evento da semana, elaboramos uma salada leve e sofisticada para sair um pouco do óbvio e ousar na cozinha, além de dicas preciosas que vão te fazer ter melancias doces e suculentas em casa nessa época do ano.

Melancia Receita Fresca

A Melancia perfeita

Observe a parte de baixo da melancia! Se ela tiver uma mancha muito branca ou se não tiver mancha significa que a fruta foi colhida ainda verde. Porém, se ela tem uma mancha mais amarelada é um bom sinal: significa que ela permaneceu mais tempo no chão enquanto amadurecia, o que nos garante uma melancia suculenta e docinha. Procure uma firme e simétrica, livre de arranhões, cortes ou marcas. Se melancia possuir caroços ou bolhas isso pode indicar que ela recebeu quantidades irregulares de luz solar ou água durante o cultivo. Se sabor é o que procuramos, vale ficar atento à essas dicas preciosas!

Guarde corretamente

Nunca guarde a melancia já cortada em uma geladeira cuja temperatura seja inferior a 7 °C, isso pode causar danos à fruta que dura cerca de 7 dias na geladeira se bem armazenada. Agora, se você comprou uma melancia um pouco mais verde e deseja amadurecer a fruta, guarde-a inteira em temperatura ambiente por alguns dias, dessa forma ela ganha um pouco mais de tempo para chegar no ponto ideal.

Ouse as sementes!

Elas ficam perfeitas quando assadas no forno com um pouquinho de azeite. Experimente colocar um pouquinho de tempero para fazer um crocante na salada, ou até mesmo para serem comidas como snacks!

Casca?

A gente ama quando podemos usar um alimento por completo, e a melancia é um coringão e tanto! Da próxima vez, ao invés de descartar a casca, experimente fazer uma conserva, substituir o pepino com ela, ou usar em refogados e compotas.

Protagonista

Quebre o preconceito, faça uma salada de melancia! A fruta é perfeita para saladas frescas e deixa qualquer refeição mais leve e sofisticada. A nossa receita combina melancia com maçã verde, amêndoas e queijo gorgonzola. Não deixe de conferir!

Receita Fresca Melancia Protagonista

Salada de melancia

Ingredientes

  • ½ xícara (chá) de melancia
  • 1 xícara (chá) agrião
  • 1 xícara (chá) de rúcula
  • 100g de queijo gorgonzola
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 100g de amêndoas cruas
  • 50 ml de água
  • ½ Limão Siciliano
  • ½ maçã verde
  • sal a gosto
  • Pimenta dedo de moça a gosto
  • Gengibre ralado a gosto 
  • Azeite a gosto

Modo de preparo

Em uma frigideira, coloque as amêndoas cruas, o mel, a água e uma pitada de sal. Coloque em fogo alto até a água secar, depois abaixe o fogo e torre elas.

Pique a pimenta em pedaços pequenos, rale o gengibre e raspe a casca do limão. Misture os ingredientes adicionando azeite e o suco de meio limão siciliano. O ideal é fazer o molho em um potinho com tampa para misturar tudo muito bem.

Pique a maçã, o queijo gorgonzola e a melancia em lâminas finas, mais ou menos do mesmo tamanho. 

Higienize as folhas de rúcula e agrião, coloque elas numa tigela e misture. 

Em um prato disponha as folhas, a maçã, a melancia e o queijo gorgonzola. Salpique as amêndoas torradas e sirva acompanhada do molho. A salada deve ser temperada na hora, para garantir o máximo de sabor e frescor!

Fez e ficou incrível? Manda foods pra gente!

Receita Fresca Suco de Melancia

Deixe uma resposta