A Horta da Cidade, um projeto que merece ser replicado

Em plena capital mineira, entre casas e prédios do Santa Lúcia, um projeto embrionário começa a dar os seus primeiros passos. Idealizado por George, nosso jardineiro querido, conhecido por suas mudinhas sempre presentes na Feira Fresca, o espaço começa a tomar forma do sonho: fornecer hortifruti fresco, livre de agrotóxico, direto da terra e dentro da cidade. A Horta da Cidade fica num terreno com muito sol no alto da nossa Beagá. Subindo as ladeiras do bairro, na Rua Lua, 340, encontramos a entrada: uma portinha sempre aberta para quem quiser chegar.

Fomos recebidos pelo próprio George que, munido de botinas e chapéu de palha, nos apresentou o lugar.  Logo na entrada, do lado direito, sob a sombra de um sombrite sustentado por estacas de madeira decoradas com lindos chifres de veado está a loja da Fábrica de Hortas. Eles nos mostrou a grande diversidade de plantas, algumas inclusive pouco comuns, e bateu um papo com a gente sobre como tudo começou.

A Fábrica de Hortas surgiu em fevereiro de 2016 produzindo mudas no quintal de casa e oferecendo serviço de jardinagem. O desejo era democratizar as hortas urbanas e difundir o cultivo da própria alimentação, com o objetivo de trazer, além segurança alimentar, qualidade de vida e bem-estar, fazendo as pessoas estabelecerem uma conexão direta  com a natureza. Na época, George trabalhava como jardineiro e notou que muitos clientes tinham desejo de ter a própria horta, mas não tinham conhecimento e faltavam insumos.

O negócio cresceu, hoje as mudinhas são produzidas por sua família há 4 km de bh, em Esmeraldas, e trazidas por ele para serem escoadas em Belo Horizonte. No sítio eles trabalham as mudas de ervas aromáticas e medicinais, hortaliças, PANC’s, e de frutas (inclusive vimos lindas mudas de pitaya). Fazem o plantio dessas mais de 80 espécies em pequenas células até estarem fortes os suficiente para a comercialização. O cuidado aqui é muito grande para que as mudas consigam se desenvolver plenamente sem grandes perdas após sairem do berçário. Além das pequenas a Fábrica de Hortas também fornece vasos e terra adubada para quem quiser começar sua própria hortinha em casa.

O espaço também abriga o mais novo projeto, a Horta da Cidade. Andamos entre curvas de plantio, aprendemos sobre espécies e descobrimos as peculiaridades de produzir hortifruti num espaço restrito sem o uso de agrotóxicos, que George faz questão de enfatizar “estamos trabalhando dia e noite aliados com a natureza para conseguir o certificado de produção orgânica tanto para as mudas quanto para a horta”. Durante a manhã que passamos no terreno conseguimos perceber a aprovação da comunidade do entorno que se beneficiou com hortaliças fresquinhas, saborosas, cultivadas de forma natural para uma alimentação saudável. A conexão é feita imediatamente, e mesmo sem o certificado de produção orgânica a garantia vem. Com as portas abertas de segunda a sexta de 9 às 17 horas e  aos sábados de 9 às 12 horas, o cliente vira o próprio fiscal e confirma que nada mais além de água e muito amor é colocado no cultivo.

Hoje a horta cresce exponencialmente com cada vez mais novas espécies integrando o ecosistema. Atualmente, encontra-se por lá 4 tipos de alfaces, mostarda, rúcula, couve, agrião, cebolinha, salsinha, almeirão, ora pro nobis, taioba, tomilho, coentro, espinafre, rabanete, nirá, e manjericão basilico e roxo.  Quem entra pode escolher o que quer levar pra casa com um simples apontar de dedos. Colhidos na hora, o alimento retem mais vitaminas, minerais e um sabor inconfundível de coisa fresca! Além de poder escolher in loco as hortaliças o George vai levar muito dessa produção paras as feiras, então fique de olho na agenda delas!

Além de hortifruti colhidos diretamente da terra para o consumidor, o projeto também faz a coleta de resíduos orgânico nos bairros Santa Lúcia, Belvedere, São Bento e Vila da Serra.  Assinando o plano de coleta, recebe-se  dois baldinhos que são recolhidos toda segunda e quinta-feira pela Horta, neles devem ser separados os restos de alimentos indicados no rótulo, em retorno o assinante recebe mensalmente 10 itens disponíveis a sua escolha. A taxa é pequena, o retorno é imenso e o meio ambiente ainda agradece!

Foi ai que entendemos que os projetos são separados, inclusive com diferentes CNPJ’s, mas são inseparáveis, o mais velho depende do mais novo e vice versa para funcionarem a todo vapor. “É um ciclo: uso as mudas que sobraram das feiras para fazer o plantio da horta. Com a coleta de lixo orgânico, fazemos a compostagem que usamos tanto na horta quanto vendemos a terra adubada na Fábrica de Hortas.” O espaço também realiza oficinas e o pessoal além de aprender bota a mão na terra e contribui para a construção da horta.

O projeto é incrível e verdadeiramente animador, saímos de lá realizados sabendo que existe gente como o George que sonha com uma alimentação de qualidade, fresca e muito acessível. Foi uma delícia passarmos a manhã tomando sol, ouvindo passarinho, apreciando o verde e sentindo o cheirinho da terra molhada. Na nossa sacola muitas folhas para o resto da semana e o aprendizado que só uma experiência como essa pode gerar.  A coleta? Ainda não conseguimos assinar por causa da nossa região, mas o George disse para ficarmos de olho em terrenos possíveis perto da gente, que o desejo dele é replicar o modelo e encher toda a cidade de verde!

 

Vá conhecer você também!
A Horta da CidadeFábrica de Hortas
Rua Lua 340, Santa Lúcia
Funcionamento: segunda a sexta de 9h às 17h, sábado de 9h às 12h

Uma resposta para “A Horta da Cidade, um projeto que merece ser replicado”

Deixe uma resposta